Dissertação

TEXTO DISSERTATIVO

 Antes de se começar a escrever uma dissertação, é preciso planeja-la: é preciso fazer seu plano (“esqueleto”)
Quantos parágrafos terá a dissertação que eu vou elaborar ?
Para você saber essa resposta, é preciso primeiro ler bem o tema e anotar num papel as idéias que vêm à sua cabeça  quando você pensa nesse tema. Guarde essas anotações.
O primeiro parágrafo (§) é sempre a  INTRODUÇÃO. Conforme já estudamos, é na introdução que conceituamos e apresentamos o TEMA a respeito do qual vamos dissertar.
Pegue aquele papel com as idéias que o tema sugeriu quando você  pensou nele . Selecione as idéias que você acha mais importantes sobre esse tema (duas ou, no máximo, três idéias). Forme um parágrafo para desenvolver (escrever a respeito) cada idéia selecionada. Está pronto o desenvolvimento da sua dissertação. Assim, se você vai abordar duas idéias sobre o tema, seu desenvolvimento terá dois parágrafos. Se três idéias, três parágrafos e assim sucessivamente. Não passe de três idéias/parágrafos para que a dissertação não fique longa e corra o risco de não ser lida. O leitor se impressiona com a extensão longa de um texto e fica desmotivado à leitura.
 
 1 idéia = 1§
Jamais desenvolva uma idéia em vários parágrafos, nem idéias diferentes num parágrafo só
A frase que contém a idéia principal de um parágrafo chama-se TÓPICO FRASAL
A conclusão, como o nome já diz, é o desfecho de uma dissertação : ou se amarra todas as idéias expressas no texto, ou privilegia-se  uma das idéias do texto, ou termina-se o texto com uma idéia conseqüência de todas expressas no texto.
 
No caso de abordar duas idéias no desenvolvimento, minha  dissertação terá quatro parágrafos:

  1º Parágrafo INTRODUÇÃO
2º Parágrafo  = IDÉIA 1 DESENVOLVIMENTO
3º Parágrafo  = IDÉIA 2
   4º Parágrafo   CONCLUSÃO
Fazendo a organização prévia da dissertação, você não corre o risco de ficar “ sem inspiração”. Tenha sempre à mão, para auxilia-lo a dissertar sobre um tema, dicionário, enciclopédias, livros especializados no assunto , etc.  Para se fazer o resumo de um texto, o processo é exatamente o contrário do que se orientou até aqui; tem-se os parágrafos prontos, então, resumi-los consiste em apenas localizar seus tópicos frasais.      
  
* O que você não deve fazer em uma DISSERTAÇÃO *
1.“Todo mundo sabe da gravidade que tem, hoje em dia, o problema das drogas na nossa sociedade. Muita gente tenta acabar com as drogas, mas muitos caras, a maioria gente da pesada, se negam a deixar de curtir seu baratinho, a dar um teço, não dando a mínima para os meganhas que vivem em seu encalço. “  - Não usar gírias e expressões populares (plebeísmos)
 
2- “Hoje, é muito comum o fato de alguns menores, perambulando pelas ruas por falta de escolas ou um lugar melhor para ficar, serem influenciados por esses pequenos delinqüentes, aos quais acabam se unindo para praticarem delitos. Afinal, já dizia meu avô: “Dize-me com quem andas, que eu te direi quem és”. “ – Não usar provérbios e ditos populares
 
3- “Todos nós, apreensivos, observamos que o mundo moderno caminha para o caos. Mal tenho tempo de dormir. Levanto de madrugada para pegar um ônibus superlotado, trabalho o dia inteiro e quase não tenho tempo para estudar as matérias para as provas de meu curso noturno. Além de tudo isso, meu chefe não me autoriza a ir ao médico quando necessito.”
Não relatar experiências particulares - Subjetividade

4- “Nas últimas décadas, o mundo tem assistido a conflitos localizados que emergem em diferentes pontos geográficos e que podem culminar com uma guerra de caráter mundial. Para combater essa contínua ameaça, só há uma solução: Jesus Cristo. Ele derramou seu sangue por nós, para livrar a humanidade de seus pecados. Só com Jesus podemos sobreviver, pois Ele é nosso Mestre e Senhor!” – Não fazer pregações, propagar doutrinas religiosas
 
5- “Os noticiários apresentam-nos todos os dias crimes bárbaros cometidos por verdadeiros animais, que deveriam ser exterminados um a um pela sua perversidade sem fim. Amaldiçoados criminosos, andam por aí disseminando a podridão de suas almas, que hão de arder para sempre no fogo do inferno. Pessoas como essas, que assassinam inocentes criancinhas, deviam ser postas em cadeiras elétricas, o mais rápido possível. Morte aos monstros do crime!” – Excessos, exageros, eloqüência
 
6- “ Há, nas costas brasileiras, muitas plataformas petrolíferas marinhas que em muito tem contribuído para o sucesso da Petrobrás.
O filho da minha vizinha, dona Laura, trabalhava numa dessas plataformas quando aconteceu um incêndio. Ele sofreu queimaduras e foi internado em estado grave. Dona Laura ficou o tempo todo com ele e o incêndio praticamente destruiu tudo e causou prejuízos enormes.”  - Não mudar de assunto
 
7- “ O ministro c/ seus assessores saíram da sala de reunião.
Verificaremos outros pontos da questão p/ compreendermos melhor o assunto.
Os cidadãos daquele país tb se preocupam c/ a redemocratização.”
Não fazer abreviações

8- “A globalização fez com que o mercado de trabalho exigisse mão-de-obra especializada. A mão-de-obra  especializada  é produto de muito estudo e de muito esforço por parte do trabalhador que quer ser mão-de-obra especializada. O Brasil ainda não tem uma quantidade de mão-de-obra especializada, muito menos qualidade. “  Repetições (redundância)
 
9- “A televisão é uma linguagem que só traz elementos nocivos ao ser humano: seu surgimento foi um golpe mortal na inteligência e na cultura dos milhões de telespectadores  que nela estão aprisionados. Responsável pelo processo de massificação a que se submetem as novas gerações, ela é a única culpada pelo afastamento dos livros e das formas de artes eruditas. Como não é preciso ler a mensagem transmitida por ela, a televisão é a grande causa do analfabetismo no Brasil.” -  Desenvolver um tema sob apenas um ponto de vista (considerar apenas um lçado de uma questão)
 
10- “A economia Argentina passa por uma das suas mais sérias crises: o desemprego cresce vertiginosamente, a fome e a miséria tomam conta das classes que até bem pouco tempo viviam estável e confortavelmente. Há uma casa noturna  em Buenos Ayres onde se dança tango como em nenhum outro lugar. O tango é uma dança trágica muito sensual. A Argentina tem docinhos recheados que são consumidos  em muitos países do mundo. “ – Misturar assuntos – Começar o parágrafo com um assunto e, de repente, passar a outro.